Comida do Porto (Gastronomia Local)

A cidade do Porto é a 2ª maior de Portugal e uma das mais emblemáticas de toda a Europa, sendo um ótimo destino de férias cheio de atrações turísticas que irão fazer com que passe umas ótimas férias.

Uma dessas atrações é mesmo a sua gastronomia.

Sendo português ou não você já deve saber que uma das gastronomias mais elogiadas em todo o mundo é a de Portugal e isso tem um motivo: ela é muito fresca e também tem bastante simplicidade, tornando-a uma comida que não é pretensiosa mas sim que tem uma sensação de conforto que todos adoram sentir.

Neste caso mais especifico a do Porto, uma região que é mais fria por estar no norte do país ainda se acentua mais essa filosofia de uma refeição farta onde o objetivo é a pessoa se sentir saciada e satisfeita com a refeição.

Não perdendo mais tempo, vamos mostrar algumas das comidas que esta região tem para oferecer e que são das mais emblemáticas da região.

Francesinha

A francesinha é essencialmente uma sanduíche, recheada de carnes (salsichas, linguiça, bife e fiambre, entre outras como a carne assada) coberta de queijo que, no final, fica gratinado e leva o molho picante por cima.

Por vezes, por ter também ovo estrelado, marisco (camarões) e poderá ser servida com batata frita, tudo dependo do lugar onde você a come ou mesmo de gosto pessoal caso seja você a fazê-la.

Chamei de sanduíche acima mas ela não foi feita para ser comida como um prato leve ou para ser levada consigo como um lanche…

Este é um prato que como possui várias carnes, molho, pão, etc… se torna extremamente saciante e após comer uma caso seja bem servida provavelmente não terá mais apetite, nem para uma sobremesa.

Tripas à Moda do Porto

Este é um prato que é impossível não saber de onde é visto ter o nome da cidade no nome do próprio prato.

Dificilmente irá encontrar um prato destes em outro lugar da Europa fora aqui em Portugal e mais concretamente no Porto.

Na realidade é um prato bem simples que foi criado ainda na altura dos descobrimentos, o qual era dado aos soldados como forma de eles irem saciados para depois viajarem até à região de Ceuta.

O prato leva essencialmente:

  • Tripas de porco;
  • Várias carnes (normalmente diferentes partes do porco);
  • Feijão manteiga;
  • Cenouras;
  • Couve;
  • Molho picante;
  • Arroz branco;

Pode existir algumas pequenas variações mas não irá ser muito diferente do que está nesta lista.

Comendo este prato pode dizer que já provou em definitivo algo da gastronomia local do Porto e que as pessoas antigamente comiam já desde à centenas de anos atrás.

Outros Pratos

Depois tem muitos outros tipos de pratos… Como esta é uma região onde a tradição pescatoria já vem de longe, muitos pratos de peixe são também tradicionais.

Fazendo parte do norte do país, os enchidos também estão bastante presentes, especialmente nas regiões mais afastadas da grande metropole, quando você começa a explorar as zonas rurais.

Dicas de Viagem

Caso decida realmente vir passar umas férias no Porto, recomendo que venha no Verão porque assim irá ter menos probabilidade de estar a chover e esta é uma cidade histórica onde muita coisa está a distância de uma caminhada, ajudando assim bastante um bonito sol.

Como alojamento, eles podem ser um pouco caros, por isso como alternativa indico que experimente talvez o parque de campismo de Árvore, que fica em Vila do Conde mais precisamente, tendo ele ótimas condições e um preço bastante razoável.

Se estiver numas férias mais prolongadas e queira explorar as regiões circundantes à cidade, então pense na hipótese de alugar um carro no Porto. Não é algo barato, mas se você vier de férias com um grupo, fica mais barato dividindo com vários a despesa.

E então, já ficou com mais vontade de ver a cidade e provar a sua comida típica?

Eu espero que sim 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *